Doenças Hereditarias
Os sinais que o homem produz quando fala ou escreve são chamados signos. Ao produzir signos os homens estão produzindo a própria vida: com eles, o homem se comunica, representa seus pensamentos, exerce seu poder, elabora sua cultura e sua identidade etc. Na história da constituição da linguística há dois momentos-chave: o século XVII, que é o século das gramáticas gerais, e o século XIX, com suas gramáticas comparadas.
No século XVII, os estudos da linguagem são fortemente marcados pelo racionalismo. Os pensadores da época concentram-se em estudar a linguagem enquanto representação do pensamento e procuram mostrar que as línguas obedecem a princípios racionais, lógicos.
Esses princípios, dizem eles, regem todas as línguas. A partir desses princípios, definem a linguagem. Como eles consideram que a linguagem é regida por princípios gerais que são racionais, passam a exigir dos falantes clareza e precisão no uso da linguagem. Ideias claras e distintas devem ser expressas de forma precisa e transparente. Outro momento importante para a história da linguística é o século XIX, o da linguística histórica, com as gramáticas comparadas. Esse século tem movimentos,