Doenças do esófago
Grupo: Ana Carolina Caldeira Freitas Marta Modesto Feliciano Samuel Lucas dos Reis
Neste estudo aprenderemos um pouco mais sobre hormônios liberados na corrente sanguínea pelas glândulas principais do corpo humano, mas primeiro entenderemos o que são hormônios, eles são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais e plantas. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos). Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, que são transmitidas via impulsos elétricos, se deslocam rapidamente, têm um efeito quase imediato e de curto prazo, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo.
Este trabalho tem como objetivo trazer informações sobre as os hormônios que são liberados na corrente sanguínea pelas glândulas, Tireoide, Suprarrenal, hipófise, hipotálamo e pâncreas visando o aprendizado maior sobre as mesmas, por meio de pesquisas sobre suas funções e suas importâncias para o corpo humano.
A tireoide é uma glândula em formato de borboleta localizada na base do pescoço, à frente da traqueia e logo abaixo da cartilagem tireoide (mais conhecida como pomo-de-adão).
-------------------------------------------------
Hormônios
A glândula tireoide produz dois hormônios chamados de triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Esses hormônios são os responsáveis pelo metabolismo do corpo, ou seja, o modo como o organismo armazena e gasta energia.
-------------------------------------------------
Doenças Hormonais
Quando há a produção exacerbada desses hormônios acontece o que chamamos de hipertireoidismo o que causa bócio, excesso de suor, intolerância ao calor, proptose