Doenças do Calor
A ciência e arte dedicada à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais que venham a existir no ambiente do trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
ATUAÇÃO VISA:
Reconhecer os fatores ambientais que podem influir sobre a saúde dos trabalhadores, o que implica em um conhecimento profundo dos produtos, métodos de trabalho, processos de produção e instalações industriais (avaliação qualitativa).
Avaliar quantitativamente os riscos a curto e longo prazo através de medições das concentrações dos contaminantes ou das intensidades dos agentes físicos e comparar estes valores com os respectivos limites de tolerância. Para isto é necessário aplicar as técnicas de amostragem e analises das amostras em laboratórios competentes ou efetuar medições com aparelhos de leitura direta.
Controlar os riscos de acordo com os dados óbitidos nas fases anteriores, as medidas de controle serão efetuadas de acordo com a aplicação do método mais viável, geralmente, baseado em procedimentos de engenharia, respeitadas as limitações do processo e recursos econômicos.
CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS AMBIENTAIS:
A maioria dos processos pelos quais o homem modifica os materiais extraídos da natureza, para transformá-los em produtos úteis, segundo as necessidades tecnológicas atuais, são capazes de dispersar no ambiente dos locais de trabalho substancias que, ao entrarem em contato com o organismo dos trabalhadores, podem acarretar moléstias ou danos à sua saúde.
Para facilitar o estudo dos riscos ambientais, podemos classificá-los em três grupos:
A- Riscos Químicos
B- Riscos Físicos
C- Riscos Biológicos
Por sua vez, cada um destes grupos subdivide-se de acordo comas conseqüências fisiológicas que podem provocar, que em função das características físico-químicas dos agentes, que segundo sua ação sobre o organismo, etc.
OIT = Organização internacional do trabalho.
AGENTES