Doenças Ocupacionais Causadas pelo Calor
O QUE É? É uma consequência da alteração do metabolismo hidroeletrolítico (desidratação) provocada principalmente pela transpiração. Ocorre quando a perda contínua de fluidos, através da transpiração, não é compensada pela ingestão de líquidos e sais. (perda excessiva de líquidos e sal através da transpiração)
SINAIS EXTERNOS E SINTOMAS: A temperatura corporal se apresenta normal ou ligeiramente elevada e a pele torna-se úmida, fria e pálida ou avermelhada, dor de cabeça, náuseas (enjoos), vômitos transpiração em profusão (forte transpiração), pulso fraco e rápido, palidez, casaço e fraqueza, respiração rápida e superficial, cãibras musculares, desmaio, tonturas e náuseas.
SEQUELAS:
O QUE DEVE SER FEITO? (PRIMEIROS SOCORROS): Se os sintomas forem graves, ou se a pessoa for hipertensa (com tensão arterial alta) ou tiver problemas de coração, deve procurar ajuda médica imediatamente. Se os sintomas não forem graves, ou enquanto se aguarda a observação médica, deve-se colocar o doente num compartimento fresco, fazer hidratação (por exemplo, ingerindo água ou bebidas com minerais e sem açúcar) e promover o descanso.
Para evitar esta situação, as pessoas, devem procurar locais frescos e arejados.
2- GOLPE DE CALOR (INTERMAÇÃO OU HIPERTERMIA OU CHOQUE TÉRMICO)
O QUE É? A intermação ou hipertermia é a ocorrência mais grave na exposição ocupacional ao calor e decorre da falha do mecanismo interno do organismo para regular sua temperatura interna. O sistema termorregulador é afetado pela sobrecarga térmica, a temperatura interna aumenta continuamente, produzindo alteração da função cerebral, com perturbação do mecanismo de dissipação do calor, cessando a sudorese. A transpiração cessa e o organismo perde a capacidade de liberar o excesso de calor. A temperatura corporal aumenta para 41°C ou mais .
SINAIS EXTERNOS E SINTOMAS: pele quente, seca e vermelha, azulada ou arroxeada. A temperatura interna sobe a 40,5°C ou mais,