Doenças digestórias
A gastrite ocorre quando o revestimento do estômago fica inflamado ou inchado. A gastrite pode durar por pouco tempo (gastrite aguda) ou pode durar de meses a anos (gastrite crônica).
Causas: As causas mais comuns da gastrite são:
Determinados medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios, quando tomados por um longo período; álcoolismo; infecção do estômago com uma bactéria chamada Helicobacter pylori.
As causas menos comuns da gastrite são:
Distúrbios autoimunes (tais como anemia perniciosa); refluxo da bile no estômago; abuso de cocaína; ingestão de substâncias corrosivas (como venenos) ou que causam queimaduras; estresse excessivo; infecção viral, como citomegalovírus e vírus de herpes, principalmente em pessoas com sistema imunológico fraco.
Trauma ou uma doença grave e súbita, como uma grande cirurgia, insuficiência renal ou ser colocado em um respirador podem causar gastrite.
Os sintomas que você pode notar são: Perda de apetite; azia; náusea e vômito;dor na parte superior da barriga ou do abdome. Se a gastrite estiver causando sangramento na parede do estômago, os sintomas poderão incluir: Fezes escuras; vomitar sangue ou material semelhante à borra de café.
Muitas pessoas com gastrite não apresentam sintomas.
Tratamento:
Exames: Contagem completa de células sanguíneas (CBC) para verificar se há anemia ou poucas células sanguíneas; Exame do estômago(endoscopia); Testes de H. Pylori; Exame de fezes para verificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, o que pode ser um sinal de sangramento no estômago.
Nos casos de gastrite aguda associada ao uso de medicações anti-inflamatórias, sua suspensão e/ou substituição, associada ao uso de medicamentos que neutralizem, que inibam ou bloqueiem a secreção ácida do estômago, é o tratamento básico.
A endoscopia, mais utilizada nos casos de gastrite aguda acompanhada de sangramento, além de poder fazer o diagnóstico, pode interromper a hemorragia aplicando variados