o povo brasileiro, antropologia
Caboclo : Povo indígena da Amazônia , misturado pelos jesuítas e mesclados com uma quantidade pequena de brancos e negros.
Amazônia, jardim do mundo lugar exuberante e fantástico para os colonizadores, o eldorado, lugar de mulheres guerreiras, terra de gigantes, da prata e de metais preciosos .
Tribos numerosissimas na beira d rio por kilometros , os portugueses dizimaram e as pestes que trouxeram concigo, matando um grando numero da pessoas .
Em trinta anos,morreram mais de 2 milhoes de índios, sendo eles dizimados.
O povo caboclo sendo o que estu desse povo, se tornou uma gente, destribaizada, desculturizada e missigenadas . trnasfiguração étnica.
O caboco não Ra índio nem português, falava tupii
Povo com sistema extrativista primitivo, que foi passado de geração em geração ao longo dos séculos .
Extrativismo como o da castanha e a seringueira.
Em mesados da dec, de quarenta a regioa amazônica tem um crecimento econômico significativo tornando Manaus a capital mais desenvolvida e Belém como a retentor das melhor econimia.
Com aprimeira guerra mundial houve uma debandada das famílias que ali residiam e a região sofre uma queda economia ctao crual que nos meados de 50, nem luz elétrica mais havia.
Chegando a ditadura militar com sua características megalomaníaca, decide construir a transamazônica que seria a via crucis da região, gerando conflitos com povos nunca vistos antes pelo branco e agredinto todo o meio ambiente .
Crioulo:
Em meados do sec XVI. O Brasil era uma dos maiores produtores de cana de açúcar do mundo , e era uma riqueza equivalente ao petróleo da hoje.
E esta vasta riquesa, sendo produzida através de Mao de obra escrava, ds negros ytrazidos da áfrica .
100 milhoes de negros foram trazidos da áfrica para as Américas em 4 seculos de escravidão, send que o Brasil consumiu pelo menos 12 milhoes
Na região crioula que era do ceara ate a Bahia, tinha uma enorme