sistema digestorio
O MELHOR DA ANATOMIA - Sistema Digestório
DIGESTÃO Digestão é o processo de transformar os alimentos em formas possíveis de serem absorvidas pelo organismo. O sistema digestório, que realiza esta tarefa, é composto pelo Duto digestório e por várias glândulas anexas. O processo caracteriza-se pela quebra do alimento em partículas pequenas, capazes de serem absorvidas pelas células.
Processos físicos:
Mastigação: quebra os alimentos em pedaços menores a fim de facilitar a ação das enzimas (catalisadores biológicos – aceleram a velocidade das reações).
Peristaltismo: movimentos rítmicos da musculatura do trato digestório que tem por finalidade impelir o alimento ao longo do trato.Devido à existência desse movimento,podemos beber ou comer até de cabeça para baixo!
Processos químicos:
Hidrólise enzimática: quebra do alimento pela ação da água em presença de enzimas digestórias.
Emulsificação: ação da bile sobre as gorduras, quebrando-as em gotículas menores a fim de facilitar a ação da lipase (enzima que digere lipídios).
PRODUTOS DA DIGESTÃO
CARBOIDRATOS = MONOSSACARÍDEOS PROTEÍNAS = AMINOÁCIDOS LIPÍDIOS = ÁCIDOS GRAXOS E GLICEROL ÁCIDOS NUCLÉICOS = NUCLEOTÍDEOS
ÁGUA, SAIS MINERAIS E VITAMINAS NÃO SOFREM DIGESTÃO.
O trato digestório humano é composto por:
- BOCA (língua, dentes e glândulas salivares)
- FARINGE (partes: oral e laríngea).
- ESÔFAGO
- ESTÔMAGO
- INTESTINO DELGADO (duodeno, jejuno e íleo)
- INTESTINO GROSSO (colos: ascendente, transverso, descendente e sigmoide).
- RETO
- ÂNUS
DIGESTÃO NA BOCA Na boca ocorre a mastigação e a ação da enzima contida na saliva, para tanto,o ambiente bucal apresenta um meio básico ou neutro, com pH 7,0. Nesse meio atua a enzima ptialina ou amilase salivar, que desdobra o amido (polissacarídeo vegetal) em maltose (dissacarídeo). Após a mastigação, ocorre