Doenças degenerativas
DOENÇAS DEGENERATIVA
GUARAPARI - 2012
FACULDADE PITAGORAS – UNIDADE GUARAPARI
CURSO DE ENFERMAGEM
CARLA CAROLINE GOMES DA COSTA PIFANO
DOENÇAS DEGENERATIVA
Trabalho de graduação apresentado à disciplina Ciências Moleculares e Celulares, como requisito para a obtenção de nota bimestral, ministrada pelo professor Vanesa Teixeira Nascimento.
GUARAPARI/ES
JUNHO/2012
As doenças degenerativas são doenças que causam algum tipo de alteração no funcionamento sadio de uma célula, órgão ou tecido, essas alterações podem surgir através de inflamações, tumores e infecções. As doenças degenerativas recebem esse nome, porque provocam alterações de todo o organismo do individuo, assim envolvendo vasos sanguíneos, ossos, visão, cérebro etc. É bastante comum que doenças desse gênero aparecem devido a hábitos alimentares errados e falta de exercícios físicos, provocando uma vida totalmente sedentária.
Essas doenças afetam não só a pessoas portadora, como também a família toda.
Já as doenças neurodegenerativas são aquelas que acometem a substância cinzenta do sistema nervoso central, caracterizadas principalmente pela perda progressiva de neurônios com alterações secundárias associadas nos tratos de substância branca, causando deterioração irreversível do tecido nervoso. Afecções desmielinizantes são condições adquiridas por uma lesão preferencial na mielina, com relativa preservação dos axônios, provocando deficiências clínicas devido à perda dessas na transmissão dos impulsos elétricos ao longo do componente axonal do neurônio. Ambas são grupos de patologias de grande impacto na vida do paciente, devido ao seu caráter debilitante que compromete a independência e a autonomia do portador.
Temos como exemplo:
Doença de Parkinson - doença incapacitante de progressão lenta que se caracteriza por tremores e rigidez crescente dos grupos