Doenças de primavera
Anabolismo : Gasto de energia . catabolismo:Quebra ou degradação de proteínas no intuito de fornecer ATP para o organismo. Ex: Hormônios Co-enzimas: derivados de vitaminas,se estiverem ausentes a reação não acontece A,B ,C D . Co-fatores:Magnésio ,Ferro,Zinco, e outros Se a Enzima reconhece o subsrato e fazem a ligação para formar outra molécula(produto), se a enzima depende de alguma co-enzima ou co-fator e os mesmos não estão presentes a reação não acontece. Exemplo:Alimentação pobre em vitaminas,alguns processos químicos não ocorrem. Não há reservatório de aminoácidos na produção de proteína. Absorvidos no intestino em seguida vai para o fígado onde há a distribuição para os tecidos. O restante é expelido, Amino transferases : transferir grupos aminos,retirar a molécula que impede que ele seja cão biodegradado,pra que os componentes sejam utilizados na produção de ureia ou expelidos. Espalhados por vários locais do organismos mas se apresenta em maior quantidade no fígado e nos músculos.
Célula : citoplasma : TGO Célula:Mitocôndria: TGP Membrana celular é a proteção que seleciona o que entra e o que sai de dentro da sala. Com a lesão, há o aumento da permeabilidade celular, extravazando o conteúdo celular. Diagnóstico de gravidades de lesões hepáticas,através de níveis de amino transferases TGO e TGP. Lesão leve: Liberação de TGO e maior proporção que TGP,TGP fica mais profundo dentro das mitocôndrias Lesão grave: Liberação de TGP muito grande no sangue do animal,TGP fica armazenado dentro das mitocôndrias, atinge membrana e mitocôndria. Mitocôndria agredida,morte celular.
Infecção,Vírus,trauma mecânico,alcoolismo, intoxicação,hepatite,medicamento,quimioterapia. Fatores que podem comprometer o fígado,pois o mesmo filtra todos os elementos que são ingeridos pelo corpo sejam eles quais forem. Dosagem de enzimas é necessária para saber qual o grau da lesão no tecido.
GRUPO AMINO LIVRE Amino transferase –
Amônia