Doenças de chagas
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Dedicamos a todos os alunos de enfermagem que empenham em adquirir conhecimentos necessários para o crescimento da profissão e transformação da realidade da saúde no país.
AGRADECIMENTO
A Deus, pela vida e pela capacidade que nos deu de adquirirmos conhecimento para cuidarmos de outro ser.
Aos nossos familiares, pelo apoio e compreensão nos momentos de ausência.
Ao professor Dr. Arilton Januário Bacelar Júnior, pela presteza no auxílio aos questionamentos, pela paciência e ensinamentos.
Aos demais professores, pelo profissionalismo e incentivo.
Aos colegas de classe pelos momentos que passamos juntos.
RESUMO
A doença de chagas é uma doença infecto-contagiosa que merece destaque, uma vez que tem aumentado o número de casos de infecção humana pelo protozoário Trypanosoma cruzi por via oral, causando outras doenças agudas ou crônicas ou até mesmo a morte. Assim optou-se demonstrar de uma forma geral a doença, seu diagnóstico e focalizar suas formas de transmissão e tratamento. O objetivo deste trabalho é descrever a doença, seu principal agente etiológico, seus sintomas nas diversas fases e métodos de controle. O trabalho aqui apresentado faz um detalhamento do processo de decadência de alguns sistemas fisiológicos do organismo humano em função da doença e retrata medidas profiláticas contra o principal vetor, e sua propagação por via oral, transfusional, vertical ou acidental. Além de descrever a doença de chagas buscou-se evidenciar que a mesma depois de adquirida não tem cura, apenas existem formas de tratamento dos sintomas apresentados, uma vez que a medicina não tem avanços no desenvolvimento de drogas efetivas contra a doença.
Palavras chave: Doença de chagas,