doenças da infancia
ICTERÍCIA NEONATAL
A icterícia clínica é detectada quando a bilirrubina sérica aproxima-se de 5 a 7 mg/dl e surge primeiro na face, especialmente no nariz. À medida que ela aumenta, progride para o tronco e para as extremidades. Apresenta cor amarelada no local da compressão digital mais facilmente do que na pele circulante.
Tratamento: recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria é a indicação de fototerapia de alta irradiância para tratamento da icterícia.
REFLUXO GASTROESOFÁGICO (RGE)
Fenômeno fisiológico. É o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago se tornando cada vez mais intenso até 3 ou 4 meses de vida e após os 4meses começa a regredir espontaneamente até ter regurgitações ocasionais em geral entre os 5 e 9 meses de idade. Tratamento: O uso de medicamentos não altera a evolução do quadro.
ANEMIA
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define anemia nutricional como a condição na qual o conteúdode hemoglobina do sangue está abaixo dos Valores considerados normais para a idade, o sexo, o estadofisiológico e a altitude, como consequência da deficiência de nutrientes, independente da causa da deficiência.
Ao exame físico observar: palidez, irritabilidade, mudança no canal de crescimento, cor e textura da pele e cabelos, aspecto das unhas, presença de petéquias, icterícia, glossite, alterações da frequência cardíaca, pressão arterial, aparecimento de sopro cardíaco e/ou sinais de insuficiência cardíaca, hepatomegalia ou esplenomegalia.
RINOFARINGITE VIRAL
Quadro clínico: espirros, coriza, obstrução nasal, dificuldade para sugar nos lactentes (pela obstrução nasal e otalgia),dor de garganta, tosse, febre, cefaleia, mialgia, astenia nos três primeiros dias. Em crianças abaixo de 2 meses, o resfriado comum pode se apresentar com febre alta e sinais de toxemia, a tosse e a rinorreia podem persistir por até 2 semanas.
TRATAMENTO:
1) Para febre e dor: