Doenças transmissíveis na infância
ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
JULIANA BARONY
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NA INFÂNCIA
IPATINGA
2013
JULIANA BARONY
DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS NA INFÂNCIA
IPATINGA
2013
1 - SARAMPO
O Sarampo é uma doença infecto-contagiosa aguda, sistêmica, causada por um Paramyxovirus,da família Paramyxoviridae, do gênero Morbillivirus,de alta transmissibilidade. Atinge primeiramente o epitélio respiratório da nasofaringe e, após um período de viremia, alcança o sistema reticuloendotelial (SER).
Modo de transmissão
O contágio da doença ocorre pelas gotículas da saliva expelida durante a tosse, espirros, beijo ou por alimentos contaminados. Essa forma de transmissão é responsável pela elevada contagiosidade da doença. O homem e o macaco são os únicos hospedeiros naturais do vírus. Os doentes são infectantes durante a fase aguda da doença, principalmente no período prodrômico, permanecendo assim até quatro dias após o rash.
Período de transmissibilidade
O período de transmissibilidade da doença vai de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Suceptibilidade e Imunidade
A susceptibilidade ao vírus do sarampo é geral. Os lactentes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos por via placentária, conferindo imunidade provisória à doença, geralmente até os 9 meses de idade, o que interfere na resposta à vacina se administrada neste período. Chama a atenção o fato de que a queda dos níveis desses anticorpos já se faz de maneira acentuada aos 6 meses de vida, o que, em situação de bloqueio vacinal, justifica a vacinação de crianças a partir desta idade.A imunidade ativa é adquirida por meio da infecção natural ou pela vacinação. Após a infecção natural, a imunidade é duradoura. A imunidade “de