DOENÇAS DA IMUNIDADE
BIOMEDICINA
ADRIANA SILVA
DOENÇAS DA IMUNIDADE
Cariacica-ES
2012
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO
BIOMEDICINA
ADRIANA SILVA
DOENÇAS DA IMUNIDADE
Trabalho apresentado à Faculdade de
Ciências Biomédicas do Espírito Santo, como requisito parcial para aprovação na disciplina
Patologia
do
Biomedicina.
Orientador: Prof. Afrânio Côngo
Cariacica-ES
2012
curso
INTRODUÇÃO
As doenças da imunidade são caracterizadas por envolvimento de vários órgãos e por uma resposta imune específica alterada, nesses pacientes que apresentam doenças autoimunes o sistema imune agride o próprio organismo, levando a disfunção de órgãos ou sistemas. A principal função do sistema imune é a defesa contra micro organismos invasores. Existem células especializadas para diferentes funções como neutralizar, mandar mensagem, inibir e matar. Existem ainda barreiras naturais (pele, saliva, etc) que se forem vencidas levam a uma outra etapa de defesa que é a inflamação. Caso essa resposta não seja eficiente para resolver o problema o sistema imune utiliza mecanismos mais especializados para proteger o organismo que é a resposta imune específica (linfócitos e autoanticorpos), neste trabalho vamos conhecer um pouco sobre algumas doenças da imunidade.
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de
Caráter auto imune que afeta múltiplos órgãos. Caracteriza-se por períodos de exacerbações e emissões das suas manifestações clínicas. Por vezes, a sua apresentação clínica é polimórfica, o que dificulta a sua suspeita na sua fase inicial, mas a torna uma das doenças sistêmicas mais fascinantes do ponto de vista clínico.
Doença clínica: existe uma maior prevalência da doença em determinadas famílias, uma vez que cerca de 10 a 20 % dos pacientes com LES apresentam história familiar de alguma doença auto imune ou mesmo de lúpus. Existe também uma alta concordância nos gêmeos