Doenças causadas por vetores e ectoparasitas
Disciplina: Saúde coletiva
DOENÇAS CAUSADAS POR VETORES E ECTOPARASITAS
Junho/2012
DOENÇAS CAUSADAS POR VETORES E
ECTOPARASITAS
Introdução
As doenças transmitidas por vetores constituem, ainda hoje, importante causa de morbidade no Brasil e no mundo. Dentre essas doenças, algumas merecem nossa atenção especial, por usa importância coletiva e frequência com que ocorrem. Seu controle ainda é um desafio para os responsáveis pela vigilância epidemiológica e equipes de saúde das unidades assistenciais, pois são muitos os determinantes envolvidos na sua incidência.
Dengue
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
No Brasil, já foram encontrados da dengue tipo 1, 2, 3 e 4. O vírus tipo 4 não era registrado no País há 28 anos, mas em 2010 foi notificado em alguns estados, como o Amazonas e Roraima.
A dengue tipo 4 apresenta risco a pessoas já contaminadas com os vírus 1, 2 ou 3, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença. Complicações podem levar pessoas infectadas ao desenvolvimento de dengue hemorrágica.
A dengue pode se apresentar – clinicamente – de duas formas diferentes: Dengue Clássica e Febre Hemorrágica. * Dengue Clássica: é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas da dengue clássica duram até uma semana. Após este