Doença periodontal
As variações dentro da normalidade é acontecimento usual em toda a BIOLOGIA, para não dizer em toda a NATUREZA. Por esta razão, torna-se evidente que iremos encontrar o NORMAL apresentado em diversas formas.
A normalidade individual é um fator constitucional. Entretanto existem elementos que podem mudar as características constitucionais sem alterar-lhe o estado de SAÚDE. Elementos como:
IDADE, PROFISSÃO, MAUS HÁBITOS, MÁ HIGIENE ORAL E OUTRAS CAUSAS MAIS GERAIS.
Se não tivermos conhecimento de certas características e variações do NORMAL, podemos incorrer em diagnóstico errôneo, porque são vários os aspectos com os quais o normal pode se apresentar. Cada um de nós pode apresentar o normal de uma forma própria.
Os conhecimentos morfológicos básicos são imprescindíveis à prática da periodontia, assim como o são ao correto das demais especialidades odontológicas.
A cavidade bucal abriga uma das mais densas e variadas populações microbianas do corpo humano, mesmo em um estado que, ordinariamente, é chamado de SAÚDE.
A doença periodontal é caracterizada pela perda de equilíbrio entre a relação de BACTÉRIAS-HOSPEDEIROS, resultando em um processo inflamatório que destrói o tecido de proteção e o suporte do dente.
A inflamação é o capítulo mais importante na evolução das doenças periodontais, embora o traumatismo periodontal e os fatores sistêmicos também contribuam para sua evolução.
A higiene bucal é a melhor forma de prevenção de gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir as doenças periodontais é necessária para todas as pessoas manterem a SAÚDE de seus dentes e boca.
Como sintomas de doenças periodontais,podemos incluir:
*Mau hálito que não desaparece.
*Gengiva vermelha ou inchada.