doenças periodontais
São as alterações patológicas que afetam as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, o periodonto.
Cemento Sustentação Ligamento
PERIODONTO Osso alveolar
Proteção Gengiva
GENGIVA NORMAL: a gengiva sadia é de cor rosada, de um tom coral pálido, com uma superfície de aspecto áspero, pontilhado, comparável à superfície de uma casca de laranja. Sua consistência é firme ao toque, insensível a uma pressão moderada, e não sangra com facilidade. Justaposta ao redor do dente e preenche os espaços interporximais até próximo à altura do ponto de contato interdental. Subdividida em 3 regiões: gengiva marginal, gengiva inserida e gengiva papilar. As lesões a serem estudadas nesta secção estão assim agrupadas:
Lesões inflamatórias Gengivite crônica marginal Periodontite crônica marginal
Lesões degenerativas Gengivite descamativa crônica Periodontite agressiva (juvenil)
Hiperplasias gengivais Hiperplasia gengival medicamentosa Fibromatose gengival a) Hereditária b) Anatômica
GENGIVITE MARGINAL CRÔNICA: É a inflamação dos tecidos gengivais.
Etiologia: Como qualquer inflamação, a gengivite pode ser causada pelos mais variados estímulos irritantes. Os mais frequentes são: ação bacteriana (placa), cálculo, fechamento incompleto dos lábios, ação de medicamentos, distúrbios nutricionais, alergias, hereditariedade, fenômenos psíquicos, infecções granulomatosas específicas, disfunções endócrinas (diabete, gravidez e a puberdade).
Aspectos clínicos: alterações de coloração da gengiva marginal, de rosa claro para um rosado mais escuro chegando até ao vermelho mais carregado ou ao violáceo, conforme a hiperemia e o infiltrado inflamatório vão se tornando mais intensos. Sangramento fácil ao menor trauma. A gengiva torna-se edemaciada, provocando um abaloamento das papilas gengivais interdentais. A gengiva torna-se então lisa e brilhante, perdendo o seu pontilhado