Como utilizar um alcoómetro.
A concentração alcoólica de um destilado é determinada através da medição da sua densidade com a ajuda de um hidrómetro de álcool especial, também conhecido como alcoómetro, que normalmente se encontra calibrado a 20oC, com leituras feitas em % V/V. A fórmula utilizada para calcular a sua densidade é: Densidade = ro, Peso = m, Volume = V ro = m / V O álcool é menos denso do que a água, o que significa que a diminuição da densidade, em relação à água, está directamente correlacionada com o volume de álcool presente. Se a solução alcoólica está acima ou abaixo dos 20oC., a densidade será maior ou menor do que o valor real. Este método de determinação da concentração alcoólica de um destilado através de um hidrómetro é um dos mais económicos e simples de executar, conferindo ainda uma grande precisão. Para usar o alcoómetro deve escolher um de entre os dois métodos seguintes:
- Utilizar um bico de papagaio, que é fixado na saída do recipiente de condensação.
- Usando uma caneca, a qual deverá ser lavada com água morna e seca, antes de ser usado. Verta o destilado na caneca e feche-a com uma película de plástico agitando bastantes vezes, depois, mergulhe o alcoómetro no líquido até que este flutue livremente. O hidrómetro não deve ter bolhas! A leitura é feita ao nível da superfície do líquido.
Registe a temperatura do líquido. Tome nota para que a temperatura do local, do líquido e do instrumento seja a mesma. Guarde a caneca do teste, o líquido e o instrumento durante cerca de 4 horas no mesmo local onde tenha efectuado o teste. Os destiladores devem sempre optar por usar um alcoómetro com o termómetro, pois estes dois instrumentos permitem ao destilador recolher a informação sobre o tipo de álcool que está a ser produzido e de saber os precisos pontos de corte, que devem ser sempre