Doença meningocócica
Introdução
Causada pelo bacilo gram-negativo Neisseria meningitides é uma importante causa de morte em crianças, pela dificuldade diagnóstica e rápida progressão da doença.
Neisseria está presente nas vias aéreas em portadores assintomáticos, podendo causar a doença quando penetra através da mucosa da nasofaringe e atinge a corrente sanguínea em indivíduos suscetíveis.
Pode evoluir como septicemia ou meningite. Esta distinção é importante pela diferença na terapia entre os dois quadros.
❖ SEPTICEMIA MENINGOCÓCICA - MENINGOCOCCEMIA
O quadro clínico se desenvolve a partir da ativação e estimulação contínua do sistema imune através da liberação de citocinas pró-inflamatórias. Este processo ocorre pela ação direta da bactéria, pela liberação de endotoxinas da parede bacteriana e, indiretamente, pela ativação de células inflamatórias.
Epidemiologia - Morbidade/Mortalidade
Meningite isolada tem melhor prognóstico que a septicemia meningocócica.
A doença meningocócica tem taxa de mortalidade de 10% em países desenvolvidos, mas atinge valores mais altos em países em desenvolvimento, sendo de 20% no Brasil.
- Sexo
A doença invasiva é mais comum em meninos durante a infância; esta relação diminui com a idade.
- Idade
A maior incidência é na faixa etária de 6 meses a 2 anos. Estes pacientes perderam os anticorpos maternos e ainda não amadureceram seu sistema imunitário humoral.
Outro pico de incidência, embora menos grave, ocorre na adolescência, onde o comportamento típico desta fase favorece agrupamentos.
Fatores de Risco
- Contato íntimo com paciente com doença invasiva;
- Doença respiratória viral recente;
- Fumante ativo ou passivo;
- Asplenia anatômica ou funcional;
- Suscetibilidade determinada geneticamente:
• variações genéticas de opsoninas plasmáticas que participam da ativação do complemento são responsáveis por doença meningocócica invasiva;
• baixos níveis de fator de necrose