doença meningococica
A doença meningocócica é uma infecção bactéria grave da corrente sanguínea ou das meninges (membranas finas que cobrem o cérebro e medula espinhal) causada pelo germe meningococcus. Quando a doença meningocócica ataca as meninges, ela é chamada meningite meningocócica, e nas corrente sanguíneas o termo é meningococcemia.
Quem pode contrair doença meningocócica como meningite meningocócica e meningococcemia:
Qualquer pessoa pode contrair doença meningocócica, mas ela é mais comum em bebês e crianças. Outras pessoas com risco mais elevado incluem aquelas com sistema imunológico enfraquecido e as que convivem com alguém que tenha doença meningocócica.
Transmissão do germe meningococcus que causa meningite meningocócica e meningococcemia:
O ser humano é o único hospedeiro natural da Neisseria meningitidis. Cerca de 10% dos adolescentes e adultos são portadores assintomáticos da bactéria na orofaringe ("garganta") e podem transmitir a bactéria, mesmo sem adoecer. A bactéria é transmitida de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). Geralmente, após a transmissão, a bactéria permanece na orofaringe do indivíduo receptor por curto período e acaba sendo eliminada pelos próprios mecanismos de defesa do organismo. Desta forma, a condição de portador assintomático tende a ser transitória, embora possa se estender por períodos prolongados de meses a até mais de um ano.
Em menos de 1% dos indivíduos infectados, contudo, a bactéria consegue penetrar na mucosa respiratória e atinge a corrente sanguínea levando ao aparecimento da doença meningocócica. A invasão geralmente ocorre nos primeiros cinco dias após o contágio. Os fatores que determinam o aparecimento de doença invasiva ainda não são totalmente esclarecidos.
Sintomas de doença meningocócica:
Os sintomas de doença meningocócica incluem febre, dor de cabeça, vômito, pescoço rígido, e erupções cutâneas. Sintomas de doença meningocócica