A Globalização Derrubando Barreiras no Contexto Mundial
Marcelo de Souza Loureiro.
Globalização
Após a queda do Muro de Berlim, a reunificação da Alemanha, a desarticulação do Bloco Soviético e do Leste Europeu onde o socialismo foi abandonado e o capitalismo “adotado”, o capitalismo ocupa uma vasta área, se expande e transforma essas novas áreas
Globalização = internacionalização das relações econômicas, sociais e políticas. A visão dos estudiosos sobre o conceito é polêmica.
Processo de adequação das dinâmicas nacionais a uma dinâmica preponderante no âmbito internacional, sem traumas. Sofisticação máxima do sistema capitalista, portanto, violenta e traumática, gerando desemprego, interferindo nas culturas nacionais e abalando a soberania das nações.
Globalização: é a mais recente fase da expansão capitalista, a qual visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros.
- Capitalismo Comercial à transição do feudalismo para o capitalismo; à a burguesia se afirma no poder econômico. a religião protestante e o fim da usura.
- Capitalismo Industrial à a separação do capital-trabalho; à a mais valia; à duas classes sociais: burguesia e proletariado;
Liberalismo econômico (Estado Liberal).
- Capitalismo Financeiro à Terceira Revolução Industrial; à Formação de grandes conglomerados; à Quarta revolução industrial atual fase
A globalização está concentrando renda: os países ricos ficam mais ricos, e os pobres, mais pobres. Há muitos motivos para isso.
Um deles: a redução das tarifas de importação beneficiou muito mais os produtos exportados pelos mais ricos.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC) A OMC foi fundada em 1995, inclui 145 países e está sediada em Genebra, na Suíça. A OMC tem sido utilizada para promover uma extensa série de políticas relativas ao comércio, investimentos e desregulamentações que exacerbam a desigualdade entre o Norte e o Sul, e entre os ricos e pobres dentro dos países.
A globalização