Trabalho em equipe
A retroescavadeira foi inventada na Inglaterra por Joseph Cyril Bamford fundador da J. C. Bamford (JCB) 1945. A Grã-Bretanha acaba de sair de seis anos de guerra mundial e os dias são difíceis. Joseph Cyril Bamford começa o negócio em uma garagem fechada e alugada em Uttoxeter, Staffordshire, usando um conjunto de soldagem de segunda mão, além de alguns equipamentos militares excedentes, para construir reboques basculantes para fazendeiros, pegando carona na nova geração de tratores movidos a gasolina.
O espírito pioneiro de Joseph, sua enorme capacidade para o trabalho pesado e seu faro criativo são fatores que o ajudam nesses primeiros anos. Em 1947, ele se muda para instalações maiores e já conta com três funcionários. O Sr. JCB passa rapidamente de reboques de duas rodas para reboques de quatro rodas, agregando um sistema hidráulico para criar os inéditos e revolucionários reboques basculantes de quatro rodas em 1948.
Em 1949, J C Bamford apresenta uma máquina que prova ser uma das mais importantes dentre todos os primeiros modelos JCB: a Major Loader (Supercarregadeira), projetada para ser conectada a um trator Fordson Major. Posteriormente desenvolvida para uma série de fabricantes de tratores populares, essa máquina vende aos milhares.
Ao final de 1950, a empresa procura novamente realocar-se em instalações maiores e se muda para uma antiga fábrica de queijos na região próxima de Rocester, onde está até hoje. Este é o início de uma história realmente notável.
1952 representa um marco na história da JCB. Em uma viagem de negócios para a Noruega, Joseph Bamford vê uma retroescavadeira rudimentar, visualiza seu potencial e sente-se inspirado para desenvolver a escavadeira JCB Mk 1; essencialmente, um trator Fordson com