Doença Holandesa
Onde: o conceito de doença holandesa ampliada, que não decorre dos recursos naturais, má de mão de obra barata, mostrar que se trata de uma falha de mercado grave e discutir como ela pode ser neutralizada, é resumi-lo em poucos itens.
1 a doença holandesa ocorre quando uma sobre apreciação relativamente permanente da taxa de câmbio ocorre, devido ao país possuir recursos naturais abundantes ou mão de obra barata, cujo custo marginal baixo é compatível com uma taxa de câmbio de mercado substancial mais apreciada do que a taxa de câmbio de equilíbrio industrial.
2 Há duas taxas de câmbio de equilíbrio: a de equilíbrio corrente, que equilibra intertemporal mente a conta corrente do pais e é por tanto a taxa que o mercado tende a determinar e a taxa de câmbio de equilíbrio industrial que viabiliza setores industriais utilizando tecnologia no estado da arte , que viabiliza setores industriais utilizando tecnologia no estado da arte, doença holandesa ocorre quando esses dois equilíbrios apresentam valores divergentes.
3. O sintomas da doença holandesa em um país são permanentes quando o país jamais produziu bens de indústria ou são decorrentes de algum fato novo que levou o país já industrializado a deixar a neutralizar a doença ou ainda a uma mudança de termos de troca que aumenta o preço de mercado das commodities; nos dois últimos caos, estará havendo apreciação da taxa de câmbio, sem que se reduza o saldo comercial do país ; estará havendo desindustrialização e as empresas exportadoras de bens industriais estarão aumentando o componente imponente importado na sua produção de forma a transformar gradualmente a indústria manufatureira do país em uma indústria “maquilada”.
4. A neutralização da doença holandesa deve ser feita através de um imposto sobre as vendas internas e a exportação da commodities, que variará de