Determinação de ferrro II
DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO
Salvador
2014
AMANDA FERNANDES, DÉBORA ALMEIDA,
ISABELLA REIS, JAMILE CECI ROCHA,
JULIANA SANTOS, MARÍLIA COSTA,
RAFAELA OLIVEIRA, SIMONEPEREIRA E
WAGMA VIANA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA:
DETERMINAÇÃO DE FERRO EM MEDICAMENTO
Trabalho solicitado como avaliação parcial pelo docente André Teles mediador da disciplina Análises Instrumentais de Fármacos do curso de Farmácia da Universidade do Estado da Bahia.
Salvador
2014
1 - INTRODUÇÃO
O ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na produção das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. A ingestão deficiente de ferro é muito mais comum do que se imagina, tanto que no Brasil, existem programas governamentais de combate à carência de ferro; na alimentação da população.
Os homens adultos necessitam de 10 mg/dia, as mulheres adultas requerem 15 mg/dia, gestantes requerem 30 mg/diárias, e nutrientes de 16 a 19 mg/dia, crianças variam de 6 a 12 mg/dia, conforme as recomendações dietéticas internacionais. Como a alimentação é a nossa principal fonte de ferro temos que ter uma dieta bem balanceada, mas em algumas situações não consegue-se ter uma ingestão mínima deste nutriente, o que gera uma série de danos no nosso copo, como por exemplo a anemia.
No mercado já existem diversos medicamentos para complementar a deficiência de ferro de nossa alimentação, mas como a grande ingestão de ferro pode causar problemas de saúde. Por ventura, se torna necessário que tais medicamentos indiquem com precisão a sua concentração de ferro, por tanto, possuir uma boa técnica de analise, tanto no aspecto econômico como temporal, se torna essencial para o fabricante.
A espectrofotometria é uma técnica muito empregada para análises quantitativas em química analítica. Este fato pode ser explicado pelo baixo custo e pela