Doença de chagas
Paises tropicais com altas temperaturas em conjunto com areas florestais vastas criaram um ambiente propicio para a disseminaçao de diversas doenças transmitidas por vetores artropodes. Desde o tempo dos grandes movimentos populacionais,, que introduziram nestes ambientes molestias trazidas da Europa e Africa, e que as doenças tropicais remontam um historico preocupante em paises da America Latina.
Atualmente novos casos de uma doença que comumente apresenta um ciclo de transmiçao por um vetor artropode, foi confirmado o seu contagio atraves de alimentoa contaminados, o que torna alarmente e preocupante esta situaçao para a segurança dos alimentos que ingerimos no nosso dia a dia.
Atualmente com o grande processo de globalizaçao e movimentos populacionais mais facilitados devido as novas tecnologias, as medidas de controle e erradicaçao de doenças trasnmissiveis por alimentos contaminados nao é so uma preocupaçao local, mas requerem esforços de todos os paises. Uma destas doenças e objeto de estudo do presente trabalho. Para uma melhor compreençao e analise dos dados compilados neste trabalho, este foi dividido em secçoes.
Breves consideraçoes sobre a doença de Chagas.
Ha 102 anos no Brasil, o pesquisador Carlos Chagas contribuiu fortemente para o conhecimento adquirido sobre uma doença tropical. No ano de 1908 em aviso a comunidade cientifica ele havia identificado o agente causal da Tripanossomíase Americana (Trypanosoma cruzi )e seu vetor (triatomíneos). (figura !)
A doença de Chagas,como ficou conhecida, è transmitida por um hemípteros hematófago da sub família Triatominae. Este ao se alimentar do sangue de um animal contaminado passa a ser um vetor da doença. A infecção humana depende basicamente da aproximação do homem aos ecotopos destes triatomineos( fig2)
Para alem desta via ja foram descritos relatos de contagio da doença de chagas em accidente de laboratorio em profissionais de saude e casos de transmissao via