doença de chagas
Características gerais do Reino: Os protozoários são unicelulares (apesar de serem unicelulares, os protozoários podem ser considerados organismos completos.), microscópicos, heterótrofos e eucariontes (núcleo envolvido por uma membrana chamada de carioteca).
Características gerais da Classe: o Trypanosoma cruzié um protozoário da classe dos Flagelados ou Mastigóforos(do grego: portador de chicote)sendo um parasita e sua locomoção acontece através de flagelos.
Agente etiológico:Trypanosoma cruzi (Tripanossomíase americana).
Vetor biológico: insetos como o Triatoma infestans e o Panstrongylus megistus conhecidos popularmente como: barbeiro, chupança, procotó, bicho de parede. (sendo apenas as fêmeas dessas espécies transmissoras da doença devido serem hematófagas (se alimentam de sangue)).
Observação: Estes insetos, há tempos atrás, eram habitantes de matas no interior ainda não colonizado e sugava sangue de animais silvestres como o tatu, o gambá, e a cutia. Com o desbravamento do interior do País, matas foram destruídas e o homem começou a construir precárias habitações de sapé e pau-a-pique, em cujas paredes, cheias de frestas, os insetos passaram a fazer seus ninhos. Sua fonte de alimento também se alterou e ele passou a utilizar o sangue de animais domésticos, como o cão e o gato, além é claro, do próprio homem, iniciando sua contaminação. Estes insetos distribuem-se principalmente pelos estados do nordeste e centro-oeste do País, além do interior de Minas Gerais.
Sintomatologia: o chagoma é uma inflamação que surge no local da pele por onde o Trypanosoma cruzipenetrou, o sinal de Romanã resulta de infecção do globo ocular, com grande inchaço das pálpebras, febre, mal- estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão. Quando o chagásico entra na fase crônica, começa a surgir os problemas cardíacos e intestinais. Insuficiência cardíaca, cardiomegalia (dilatação do coração), problemas na formação e condução dos estímulos cardíacos,