Acidentes Ambientais
É um acontecimento inesperado e indesejado que pode causar, direta ou indiretamente, danos ao meio ambiente e à saúde.
Esses acontecimentos perturbam o equilíbrio da natureza e, normalmente, estão associados também a prejuízos econômicos.
Os acidentes podem ser causados pela própria natureza, como é o caso dos vulcões, raios, ciclones, etc. Porém, na maioria das vezes, são causados pelo próprio homem. São os acidentes “tecnológicos”.
As ocorrências:
Há uma série de acidentes que podem gerar danos ambientais, alguns deles são: Derramamento ou vazamento de produtos nocivos; Incêndios; Explosões; Descarrilamentos; Colisões etc.
Entre as várias consequências de um acidente ou emergência ambiental podemos citar:
Poluição do ar; Contaminação do solo e dos recursos hídricos; Danos à fauna e flora; Destruição de ecossistemas; Danos à saúde humana; Prejuízos econômicos etc.
Ações Preventivas:
São aquelas feitas antes do vazamento para que este seja evitado. Por exemplo, durante o manuseio devem ser evitados respingos ou derrames do produto químico.
Outra ação preventiva é sempre que as atividades envolvam o manuseio de produtos químicos sejam realizadas em áreas pavimentadas e impermeabilizadas e sempre longe de canaletas pluviais.
Caso isso não seja possível utilize bandejas ou recipientes para coletar possíveis vazamentos do produtos.
Ações Corretivas:
São aquelas feitas após o vazamento do produto químico ou no armazenamento. Deve ser providenciada imediatamente a contenção desse produto químico que foi vazado. Isso pode ser feito com a utilização de absorventes específicos, ou utilizando areia, terra, algo que segure o produto químico e evite que fuja do controle e caia em um bueiro, ou em uma canaleta pluvial, e assim por diante.
Depois de o vazamento ter sido contido com o absorvente, deve ser imediatamente removido do solo e colocado em um armazenamento temporário para