DOENCAS VIRAIS
SINAIS E SINTOMAS
CONTÁGIO
PREVENÇÃO
Ebola
Fadiga, febre, dores de cabeça intensas, dor na região abdominal, dores nas costas e garganta, enjôo, vômitos, artrite, diarréia, anorexia, conjuntivite e hemorragias. As hemorragias podem ser internas ou externas, podendo ocorrer sangramentos nos olhos, ouvidos, nariz, boca e ânus. Irritabilidade e depressão são quadros também verificados.
Ocorre através do contato com sangue, vômitos, urina, fezes e secreções, como esperma e leite de pessoas infectadas.
Não existe tratamento eficaz e nem ao menos prevenção.
Conjuntivite
Olhos vermelhos e irritados, inchaço da pálpebra, sensação de areia ou cisco nos olhos e às vezes, dores locais.
Não é contagiosa.
A prevenção da doença se dá pelos hábitos de higiene na região dos olhos: lavar as mãos freqüentemente, não coçar os olhos e evitar a ida freqüente a clubes e piscinas públicas.
Febre Chikungunya
Febre alta superior a 39 graus, dores de cabeça, dores no corpo, manchas avermelhadas na pele e dores extremamente intensas nas articulações, sendo esse último sintoma o mais característico. Algumas manifestações atípicas também podem surgir, tais como convulsões, insuficiência cardíaca, paralisias e insuficiência respiratória.
A Chikungunya é transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes, mais precisamente pelas fêmeas desses mosquitos.
Controlar o número de mosquitos no ambiente. Para isso, é essencial que os criadouros dos mosquitos sejam destruídos. Portanto, não deixe água parada e objetos que possam servir para o acúmulo de água.
Febre Zika
O paciente com essa enfermidade apresenta febre moderada, conjuntivite, diarréia, vômitos, dores musculares, nas articulações e de cabeça, bem como manchas e coceira pelo corpo.
Pela picada de mosquitos do gênero Aedes, mas há indícios de que a contaminação possa ocorrer também por relações sexuais e de forma perinatal (da mãe para o bebê).
Eliminar o criadouro do mosquito. Para