Buffalo Soldier
Trabalho de Cultura Americana.
Por Marcus Vinicius Duarte Libutti R.A 21130
Venho aqui nesta noite fazer um convite, é sobre um exercício mental simples... uma associação de ideias, por exemplo as palavras - "Buffalo Soldiers'' Alguém disse sobre uma das mais famosas músicas do ícone do Reggae Bob Marley.
Só que esse termo é muito mais que uma música ou canção... Uns dirão que é história americana, ou outros que é história negra...eu vos digo que é história humana...nada mais.
Conheça um pouco dos regimentos compostos apenas por soldados Negros na guerra civil americana e no pós guerra.
O termo Buffalo Soldier foi o nome que os índios das planícies norte americanas atribuíram aos regimentos de soldados negros, mais particularmente a dois regimentos de cavalaria do exército durante a Guerra Civil Norte Americana. O nome era devido ao cabelo encaracolado dos soldados e à sua bravura em batalha, que lembravam, aos povos indígenas, o poderoso Bisonte das Planícies.
Estima-se que durante a Guerra Civil Norte
Americana existiram mais de 180 mil soldados negros em combate.
no exército da União. Muitas destas unidades alcançaram feitos dignos de distinção em combate. É certo que também existiam soldados negros ao serviço da Confederação, a grande maioria recrutada à força e para cumprir tarefas menores, assim que tinham oportunidade acabavam por fugir e render-se aos soldados da União...afinal a ideologia da Confederação tinha como base a manutenção do trabalho escravo.
Bob Marley tem na letra de Buffalo Soldier um resumo simples, mas ao mesmo tempo acertado sobre a condição dos negros na Guerra Civil Norte
Americana. E no que a sociedade dos Estados Unidos da América se viria a tornar. Fundiu-a com a filosofia Rastafari, atribuindo ao Buffalo Soldier características típicas como os dreadlock e denominação de rasta. Foi o paradoxo entre o negro africano escravo que é o mesmo que ajuda a fundar a nova sociedade Norte Americana.
dia qualquer pessoa