pedrooo
A idéia de criação de uma liga de futebol americano profissional veio de Jim Thorpe, medalhista olímpico e treinador do Canton Bulldogs e Leo Lyons, dono do Rochester Jeffersons, times que disputavam a Ohio League, eles foram inspirados no sucesso da Major League Baseball, contudo seus planos foram adiados devido a Primeira Guerra Mundial e a gripe espanhola.
Década de 1920[editar | editar código-fonte]
Pôster do Akron Pros, campeão da temporada de 1920.
Em agosto de 1920 em Canton, Ohio, a liga foi formalizada com o nome de American Professional Football Association com os times da Ohio League, mais os times de Buffalo All-Americans e Rochester da New York league, mais Detroit e Hammond, num total de 11 times, Jim Thorpe foi eleito o presidente da liga, contudo apenas 4 times participaram de todos os jogos do calendário. Dos times que jogaram a primeira temporada apenas 2 ainda existem, o Chicago Cardinals (atual Arizona Cardinals) e o Decatur Staleys (atual Chicago Bears). O Green Bay Packers foi criado em 1919, mas só entrou na liga em 1921. O nome National Football League foi adotado em 1922.
Década de 1930[editar | editar código-fonte]
Na temporada de 1933 houve uma significativa mudança na liga, pela primeira vez ela faria mudanças nas regras do esporte (antes utilizava as regras do universitário), também houve a separação das conferências leste e oeste e também foi adotado o sistema de playoffs. Em 1936 a liga adotou o sistema de drafts para a contratação de jogadores.
Década de 1940[editar | editar código-fonte]
Com o fim da Segunda Guerra Mundial surgiu uma nova liga em 1946 para rivalizar com a NFL, era a AAFC (All-America Football Conference), apesar de atrair grande público a liga não conseguiu sucesso devido a dominação do Cleveland Browns e acabou em 1949.
Década de 1950[editar | editar código-fonte]
Em 1950 houve a primeira fusão da NFL com a AAFC, e os times do Cleveland Browns, o Baltimore