doencas sexualmente transmissiveis
É a sigla da síndrome da imunodeficiência adquirida, provocada por um vírus chamado HIV. É uma forma mais grave de infecção causada pelo vírus imunodeficiência humana (HIV), as pessoas contaminas pelo vírus podem passar muito tempo sem apresentar sintomas da doença. Mesmo sem saber transmitem o vírus, o qual se manifesta através de um conjunto de sinais e sintomas que mostram que o sistema imunológico da pessoa não esta trabalhando direito porque o HIV destrói os mecanismos de defesa do organismo humano provando perda da imunidade natural, ou seja, da resistência e proteção contra doenças oportunistas e até formas de cânceres que acabem se desenvolvendo porque o nosso organismo enfraquecido não e capaz de combatê-los.
COMO SE CONTRAI O HIV?
Qualquer um pode ser infectado pelo HIV. A coisa mais importante que precisa saber é como pode ser infectado por esse vírus.
Você pode ser infectado pelo HIV ao:
* Ter relação sexual sem proteção - sem o uso de preservativo - com alguém que tenha o HIV. O vírus pode estar no sangue, sêmen ou secreções vaginais da pessoa e pode entrar no seu corpo através de pequenos cortes ou feridas na pele, revestimento da vagina, pênis, reto ou boca.
* Compartilhar agulhas e seringas ao injetar drogas ou compartilhar equipamentos usados para preparar drogas para injeções com alguém que tenho o HIV.
*Bebês de mulheres com HIV também podem ser infectados durante a gravidez, parto ou no aleitamento.
COMO SABER SE PORTADOR(A) DA DOENÇA?
Uma pessoa pode saber se é ou não portadora do vírus da AIDS por meio de exames que detectam a presença de anticorpos contra o vírus, ou que detectam a presença do próprio vírus. Ser portador do vírus não significa que a pessoa desenvolverá necessariamente a doença. O vírus permanece inativo por um tempo variável, no interior das células T infectadas, e pode demorar até 10 anos para desencadear a moléstia
TRATAMENTO DO HIV:
O que temos hoje são medicamentos que fazem o