Doencas ocupacionais
As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve. Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos. A maior incidência destas doenças ocorre na faixa dos 30 anos aos 40 anos, prejudicando a produtividade do trabalhador e podendo interromper sua carreira e desestabilizar a sua vida. As doenças ocupacionais são causadas ou agravadas por determinadas atividades.
2. DESENVOLVIMENTOI
As possíveis causas do problema
1 AGENTES FÍSICOS
2 AGENTES QUÍMICOS
3 AGENTES BIOLÓGICOS
4 AGENTES ERGONÔMICOS
5 ACIDENTES
AGENTES FÍSICOS
Exposição acima dos limites de tolerância especificados ou às atividades descritas. São representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como: ruídos, vibrações, radiações, frio, calor, pressões anormais e umidade.
ALGUMAS DOENÇAS PROVENIENTES E RISCOS RELATIVOS:
1 Trabalhos realizados com exposição aos raios Alfa, Beta, Gama e X, aos nêutrons e às substâncias radioativas para fins industriais, terapêuticos e diagnósticos, desencadeará o câncer.
2 Diminuição gradual decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruídos. Além da perda auditiva, outras alterações importantes podem prejudicar a qualidade de vida do trabalhador.
MEDIDAS PREVENTIVAS:
Uso do EPI ( Equipamento de Proteção Individual ), no primeiro caso acima o colaborador terá que usar o colete de chumbo e a sala toda revestida do mesmo. Já no segundo caso o colaborador deverá usar o protetor oricular e fazer pausas.
AGENTES QUÍMICOS
São identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores, a exemplo de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ,vapores, substâncias, compostos ou outros produtos químicos.
ALGUMAS DOENÇAS PROVENIENTES E RISCOS RELATIVOS: 1