DOENCAS DO COURO CABELUDO
O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem nocouro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano) há em média 3 milhões e meio de fios capilares em uma pessoa adulta, cresce em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pêlos comuns pela suaelevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Acima de tudo, o fio de cabelo é um pelo. Possui a mesma estrutura de todos os pelos do corpo humano, porém tem suasparticularidades. Vejamos à seguir algumas anomalias da haste e do couro cabeludo.
ANOMALIAS DA HASTE
Tricorrehexis Nodosa- Todo o comprimento da haste do cabelo (sobretudo na proximidade daspontas), encontramos a presença de verdadeiros nódulos, oriundos de uma alteração tanto longitudinal como transversal da secção curtical.
Dermatoses foliculares e hiperticoses - São alteraçõesmorfológicas e/ou estruturais dos pêlos, hereditárias ou não, congênitas ou adquiridas, e de solução terapêutica muitas vezes difícil.
[pic]Síndrome de Menkes- Doença do pêlo enroscado ou doença do pêlo duro.É distúrbio hereditário recessivo ligado ao cromossomo X, que resulta na absorção reduzida de cobre pelos intestinos. O sintoma está relacionado com níveis deficientes de cobre disponível, incluindodeterioração mental progressiva, cabelos frágeis, retorcidos ou enroscados, assim como alterações esqueléticas. A morte geralmente ocorre no decorrer dos primeiros anos de vida.
[pic]
Moniletrix -Cabelos em conta de rosáreo. É afecção rara, hereditária, que surge na infância, caracterizada por dilatações e estreitamentos alternados nos cabelos e pêlos, que são curtos pelas fraturas que ocorrem.Os cabelos apresentam variação regular na espessura, adquirindo a aparência de nodosidades; afetam particularmente o dorso do couro cabeludo, embora o couro cabeludo inteiro e até mesmo os pêlos.
CASPA
Classificação: Patologia mais comum no couro cabeludo, também conhecida como pitiríase