Doenc a de Chagas
!
A Doença de Chagas, como é popularmente conhecida, é causada por um protozoário, o Trypanosoma cruzi, este protozoário é vitoriado por um inseto conhecido como barbeiro e por meio da picada deste, seguida da defecação do inseto faz com que o protozoário contamine não apenas seres humanos, mas também outros mamíferos que se tornam hospedeiros do T. cruzi.
O mal de chagas é dividido em duas fases clínicas, a fase aguda e a fase crônica da doença. Os principais sintomas na fase aguda são dores, febre; enquanto que na fase crônica já há maiores complicações, como inchaço de órgãos internos (coração, baço, intestino, rins e esôfago).
A contaminação inicial é a do barbeiro, quando o inseto pica um mamífero com sangue já infectado se torna um vetor da doença, pois o T. cruzi passa a habitar o trato intestinal do barbeiro e é excretado junto as fezes do inseto. Como o vetor defeca logo após a picada, o protozoário acaba entrando em contato com a corrente sanguínea do animal, que pode ser um ser humano, tornando-o um novo hospedeiro, dentro do hospedeiro o Trypanosoma cruzi invade as células e se multiplica binariamente até que a célula sofra a lise, a sua ruptura, e então o protozoário possa parasitar outras células, fazendo com que este ciclo continue.
Quando há a contaminação de muitos hospedeiros em uma única região, passa a ser considerado um surto. Já ocorreram diversos surtos no Brasil. Antigamente, os surtos ocorriam, em sua maioria, por transmissão vetorial (quando é transmitido a partir do vetor da doença, a picada do barbeiro), mas após um trabalho de controle sanitário, que fez com que o Brasil recebesse um prêmio intencional pelo sucesso obtido, hoje em dia a maior forma de transmissão da doença é por via oral (transmissão causada pelo consumo de alimentos contaminados pelo protozoário).
A região de maiores registros da doença é a região norte, mais precisamente a area da amazônia legal, em sua maioria pela contaminação oral através do açaí,