Saúde do Homem
Curso Mitos
Curso Técnico de enfermagem do trabalho
Tema
Saúde do Homem
Nomes: Rodrigo Martins da Silva Mario Jorge Augusto Gonçalves
INTRODUÇÃO
No Brasil, por um longo período, a saúde do homem se mostrou carente de uma política de incentivo que vise à prevenção de doenças e a promoção da saúde. Levando em consideração o alto índice de doenças crônicas detectadas em homens somada com a elevada estatística de morte em adultos jovens, foi lançado em agosto de 2009 a Política Nacional da Saúde do Homem.
A política visa incentivar homens de 20 a 59 anos a procurarem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano, a fim de proporcionar uma mudança cultural, já que, em geral os homens só recorrem aos serviços quando já estão doentes, tendo que ser atendidos por especialistas, o que gera um aumento de gastos públicos (BRASIL, 2009).
Um dos principais objetivos desta Política é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos; outro, é o respeito aos diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão. Este conjunto possibilita o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas previsíveis e evitáveis nessa população.
Simples e clara em seu objetivo, a política e a implementação de suas ações perpassam pela necessidade de entendimento da formação do gênero masculino e de todas as suas particularidades perante a uma sociedade patriarcal que o formou com um estereótipo de invulnerabilidade.
Para isso, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de