oficina de vetores
DO
OBSERVATÓRIO
E
SELEÇÃO
DE
SAÚDE
DE INDICADORES DE
EXPOSIÇÃO
PARA
Organização
Laboratório de Informações em Saúde
ICICT/Fiocruz/Ministério da Saúde
Programa Espaço e Sociedade, Divisão de
Processamento de Imagens/INPE
Coordenação Geral de Vigilância Ambiental/
SVS/Ministério da Saúde
Rio de Janeiro, 29 e 30 de novembro de 2010
Apresentação
CLIMA
Os objetivos do Observatório são identificar e analisar situações, tendências e padrões climáticos e as condições de saúde no Brasil; fornecer informações aos sistemas nacionais de alerta; acompanhar as situações de emergência associadas a eventos climáticos; e observar as relações entre mudanças ambientais e climáticas e seus efeitos sobre a saúde da população.
O Observatório Nacional de Clima e Saúde é um projeto da Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apoiado pelo
Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), do Ministério da
Saúde, e faz parte da Rede Clima. O Observatório reúne e conjuga dados ambientais, climáticos, socioeconômicos e de saúde, produzidos por diferentes instituições, além de abrigar suas próprias pesquisas. Esses dados serão acessíveis ao público em geral interessado em acompanhar as condições climáticas, as alterações ambientais, o uso do solo, poluição do ar, condições atmosféricas e os indicadores de saúde relacionados a esses fatores. O acesso será de forma livre e gratuita por meio de um site interativo, permitindo o acompanhamento de tendências a médio e longo prazo das mudanças ambientais e climáticas e situações de emergência em saúde geradas por eventos climáticos.
Relatórios técnicos, textos científicos, artigos, pesquisas em desenvolvimento são também disponibilizados para consultas. O observatório integra bases de dados de instituições como INPE, IBGE e Datasus, além de reunir bancos de instituições de ensino e pesquisa, permitindo a