2 Cuidados Especiais Na UTI
(UTI)
CUIDADOS ESPECIAIS NA
UTI
Prof: Enf. Patricia Salerno
CONTROLE DAS VIAS RESPIRATÓRIAS
. Aspectos Anatômicos e Funcionais
As vias aéreas têm como função principal conduzir o ar entre o meio ambiente e os pulmões (alvéolos pulmonares), proporcionando a entrada de ar filtrado, aquecido e rico em oxigênio, assim como a saída de ar rico em dióxido de carbono do aparelho respiratório, participando assim do processo da respiração. Dividem-se em vias aéreas superiores e vias aéreas inferiores
Vias Aéreas Superiores:
Cavidade nasal (nariz);
Cavidade oral (boca);
VIAS AÉREAS INFERIORES:
Laringe.
Traquéia;
Brônquios/bronquíolos;
Pulmões/alvéolos pulmonares.
A RESPIRAÇÃO
Entende-se por respiração o fenômeno pelo qual se transporta oxigênio (O2) às celulas do organimos e se extrai o dioxido de carbono para ser eliminado para o exterior.
Consta de três fases:
Ventilação
Difusão
Perfusão.
VENTILAÇÃO
É uma fase completamente mecânica, em que se transporta o ar através das vias respiratórias ate cegar aos alvéolos.
Fases da ventilação :
Na ventilação participam inspiração e expiração .
INSPIRAÇÃO
Mediante a inspiração, o ar chega aos pulmões. É uma fase ativa, na qual participam fundamentalmente o diafragma e os músculos intercostais externos, que provocam o aumento da caixa torácica.
EXPIRAÇÃO
Mediante a expiração, expulsa-se o ar para o exterior. É uma fase passiva em que se relaxa a musculatura da caixa torácica e os pulmões, graças à sua elasticidade, retornam à sua situação inicial.
RESPIRAÇÃO TORÁCICA E ABDOMINAL
É
quando predomina a respiração diafragmática, recebe o nome de respiração abdominal. Na respiração torácica, vê-se, ou palpa-se, a subida e descida do tórax na inspiração e expiração. Na respiração abdominal ou diafragmática, é o abdome que se eleva e deprime com a inspiração e a expiração .
DIFUSÃO
Esta fase realiza-se nos alvéolos pulmonares.
Através da membrana