biomedicina
PARA REFLETIR
“
Parasitas são organismos que vivem em associação com outros dos quais retira m os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro.”
Essa é a definição para a relação parasita e hospedeiro, sen do a parasitologia a ciência que estuda essa tênue relação entre um determinado ser hospedeiro, neste caso o Homem, e outro, parasita.
Uma contextualização importante é que “
Todas as doenças infecciosas e as infestações em animais e em plantas são causadas po r seres considerados parasitas
.” Sendo assim, o estudo das relações entre paciente e infec ção não passa de uma análise do tipo
Parasita-Hospedeiro.
Nesse curso daremos início à caracterização das rel ações de parasitismo em humanos, as diferentes abordagens técnicas e identi ficações para cada tipo existente, e que no
Brasil, não são poucas.
Para compreensão plena dos assuntos discutidos ness a disciplina, o aluno terá que providenciar um bom GLOSSÁRIO das palavras envolvid as nos temas no decorrer do curso.
Definições importantes como Epidemias, Cepa, Zoonos es, Vetor, Profilaxia entre outros serão comumente utilizados, e fica a ideia da montagem de um glossário com as palavras a fim de favorecer a compreensão no decorrer das aulas.
CAPÍTULO 1 – Relação Parasita-Hospedeiro
A relação entre organismos é imensa e fundamental p ara manutenção dos sistemas biológicos como os conhecemos, tão importante que p odemos afirmar que nenhum ser vivo é capaz de sobreviver e/ou reproduzir-se independente mente de outros seres vivos.
Das possíveis associações entre organismos podemos classificar de maneira direta duas formas:
Harmônicas
ou
Positivas
(benefícios ou ausência de prejuízos mútuos) e
Desarmônicas
ou
Negativas
(há prejuízo para algum dos participantes da assoc iação). As associações mais corriqueiras são: Competição, Neut ralismo, Canibalismo, Predatismo,
Parasitismo, Comensalismo,