Doen As Polig Nicas

545 palavras 3 páginas
Doenças Poligênicas
São um conjunto de doenças hereditárias produzidas pela combinação de múltiplos fatores ambientais e mutações em vários genes,geralmente de diferentes cromossomos ,também podem ser chamadas de doenças multifatoriais.
A herança multifatorial também é associada com algumas características de hereditariedade (padrões de impressão digital, altura, cor do olho, cor da pele).
Trata-se de doenças que podem se manifestar em qualquer época da vida,mas todas tem motivação genética para aparecer.
Diabetes Mellitus
É uma doença causada pelo excesso de glicose no organismo, uma espécie de deficiência metabólica que não transforma quantidade suficiente de açúcar em insulina. É determinada por fatores genéticos ou por fatores ambientais, como hábitos alimentares e o modo de vida.
Diabetes é uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e norte da Europa, acometendo cerca de 7% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Alterações da tolerância á glicose são observadas em 12% dos indivíduos adultos e em 7% das grávidas. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%,passando de 380 milhões em 2025.
Há dois vários tipos de diabetes, dependendo da causa ela pode ser classificada como:
Diabetes Melittus tipo 1:É causada pela destruição das células beta do pâncreas(mais especificamente,das ilhotas pancreáticas),usualmente levando á deficiência completa de insulina,já que sua produção se dá nesse órgão,pode ser autoimune ou iodipático(causa desconhecida).
Diabetes Mellitus tipo 2:é causada por graus variados de diminuição de secreção e resistência á insulina,é resultado de um mecanismo que o organismo cria para inibir a ação da insulina e acontece principalmente em pessoas obesas.
Ou podem ser classificadas

Relacionados

  • fisiologis
    12492 palavras | 50 páginas