Doe Sangue
Objetivo deste trabalho e conscientizar os jovens universitárias da importância de doar sangue.
O que é o sangue? O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação.
Por que doar?
A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. Seja doador voluntário. Faz bem também para você.Porque a satisfação de salvar vidas é a maior recompensa.
Porque, quem doa sangue, doa vida.
Doar sangue é seguro?
SIM. O material utilizado na coleta é descartável, de uso único e não oferece qualquer risco de contaminação. A doação é rápida e a quantidade de sangue coletado é de 450 ml apenas.
Quem pode doar sangue?
Toda pessoa saudável que tenha entre 16 e 67 anos de idade e, no mínimo 50 kg de peso.
O que acontece com o sangue doado?
A bolsa de sangue será enviada para o setor de fracionamento, onde poderão ser produzidos até 4 hemocomponentes. Com os tubos de amostras coletados, seu sangue será classificado por tipo ABO e fator Rh, e será submetido a exames exigidos por lei, afim de evitar a transmissão de doenças através do sangue. Os exames realizados são para AIDS, Hepatites B e C,Chagas, Sífilis, HTLV I e II. Também será feita uma pesquisa de hemoglobinas anômalas.O sangue que apresentar resultados sorológicos negativos será devidamente etiquetado e liberado para distribuição e transfusão. O que apresentar algum problema será descartado e o doador será