Docência universitária: a formação do professor no ensino superior.
Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Especialização em Docência na Educação Superior [1]
ALVES, Fabiana R.; ANDRADE, Muriel K. F.; CLARO, Marcel A.; JORDÃO, Larissa C.; LUKOSEVICIUS, Thais T.; PÁDUA, Gesner D.; REZENDE, Júlia C. O.; ROCHA, Camila B. ; SANTOS, Cintia G.; VIEIRA, Débora M. R..
Resumo: O presente artigo aponta questões que se referem á trajetória do docente universitário, desde as suas experiências na Educação Básica até a sua prática pedagógica no Ensino Superior. Analisa o processo de formação docente e a importância da educação continuada uma vez que esta promove, não só a qualidade no ensino, mas também a apropriação dos conteúdos de maneira significativa. Este trabalho se deu a partir do estudo da bibliografia referente à Docência Universitária. O dilema que se mostra aos profissionais docentes é aliar seus saberes a uma formação didática eficiente/eficaz.
Palavras - chave: professor universitário, profissional docente, formação continuada, saberes docentes e histórico de vida.
INTRODUÇÃO
O docente ao longo de sua trajetória formativa traz consigo rastros de experiências e vivências enquanto ser humano, aluno/aprendiz. Muitas vezes este ser humano em desenvolvimento incorpora práticas que, ao longo do tempo, se modificam e se adequam ao que se tornará mais tarde, o “ser docente”.
Quando se pensa a expressão “formação de professores” esta nos remete a ideia de um processo de formação para a docência na educação básica e dificilmente esta abordagem estende-se aos professores universitários. Uma das críticas mais comuns dirigidas aos cursos superiores diz respeito à didática de seus docentes. Tal fato pode ser constatado tanto através da literatura específica, como através de relatos de professores universitários e de diferentes cursos e instituições.
Fazendo uma breve retrospectiva histórica das universidades – de maneira geral e, mais