Docência nos anos iniciais do ensino fundamental
DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo compreender quais os métodos e técnicas utilizados para que o ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido com maior qualidade e motivação. Para a composição do mesmo foram realizadas observações e a intervenção de 20 horas aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental e procedido a leitura das referências bibliográficas sobre a área de concentração do Estágio. Percebeu-se que o estágio proporciona ao educando adotar um olhar de educador em relação às questões do exercício da profissão relacionadas à docência. A intervenção realizada possibilitou conclusões como a importância do estágio, e que é um momento oportuno para vivenciar aspectos teóricos na realização dessa prática.
Palavras-chave: Planejamento. Ensino. Professor.
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos a educação brasileira tem sido influenciada por várias tendências pedagógicas cujas características causam interferência na metodologia utilizada pelos professores na sala de aula. Há indicativos de que a metodologia utilizada influencia o processo de ensino e aprendizagem e, por isso, nas últimas décadas, o uso de metodologias diferenciadas vem sendo foco de pesquisas acadêmicas e, também, em ações voltadas para a formação de professores.
Metodologia é aqui entendida como um conjunto de métodos e técnicas ou estratégias de ensino-aprendizagem, que contém em si mesma uma junção política que corresponde aos objetivos que se pretende alcançar. Cabe ao professor ter em mente que é preciso repensar a educação enquanto inserida no processo de transformação do saber, atendendo as necessidades dos seus alunos proporcionando um ensino de qualidade porém com métodos inovadores.
O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de um pedagogo, está no estágio a