Documentário: Olhos Azuis de Jane Elliot
Documentário: Olhos Azuis de Jane Elliot
Inicialmente, podemos analisar o documentário “Olhos Azuis” da professora Jane Elliot sobre a perspectiva discriminatória contra os negros, em relação a questão da cor de pele, social e econômica, assim sendo, a elite branca inferioriza o negro social, para tanto, Jane usa um método de exercício que coloca a elite branca “os olhos azuis” para evidênciar na pele o que é ser discriminado e rejeitado.
A professora e socióloga norte-americana Jane Elliot no documentário intitulado “Olhos azuis” aplica workshops sobre o racismo e a discriminação, relatando como é a vida das pessoas que sofrem com o preconceito no seu dia-a-dia. Jane aplica um método “exercício” com um grupo de pessoas que se colocam no lugar de pessoa que sofrem racismo todos os dias de sua vida, para que os mesmos sentem na pele o que é convivier com a discriminação todos os dias de vida, com esse exercício Jane tenta mostra como é sofrer na pele o racismo e preconceito por apenas duas horas, fazendo assim no documentário “ olhos azuis” um exercício de discriminação pela cor dos olhos.
Com esse exercício Jane mostra como é a realidade das pessoas negras e de outra etnias que são discriminadas no meio social que esta inserida, revelando que essas pessoas são inferiorizadas em questão da sua cor de pele, de olhos e condição econômica.
Em linhas conclusivas, podemos ver como a desigualdade é evidente na sociedade, sempre a elite branca se colocando superior as pessoas negras. Assim sendo, o documentário mostra a realidade vivênciada pelos negros, colocando assim os brancos pra viver na pele por 2 horas, o racismo e a discrimanação que os negros sofrem todos os dias de sua existência.