Documentos
“A noite americana” de 1973
Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem.
“Delírios de Hollywood” de 1991
Conta a historia de um roteirista que acaba contratado por Hollywood para escrever um filme importante e se torna um mestre no cinema. 3. – Pintura
Tela 1- O pintor se retrata pintando o quadro, trazendo – o para dentro do quadro. É a pintura retratando o ato de pintar.
Tela 2 - A tela tem por motivo a própria pintura. E trata-se de um autorretrato. Quadro de René Magritte http://image.slidesharecdn.com/apresentao1ptg-100413185008-phpapp02/95/slide-10-728.jpg?1271202652 4. – Poesia
Assim, quando um escritor escreve um poema e discute o seu próprio fazer poético, explicitando procedimentos utilizados em sua construção, ele está usando a metalinguagem.
Segundo - O poeta, no ato mesmo de fazer o poema, expõe seu conceito de poesia, explicitando sua função catártica, ou seja, aquela de meio de vazão dos sentimentos, de alívio mesmo de sofrimentos. Fundem-se, em seus versos, a idéia de poema e vida e, paradoxalmente, a de representação da morte. Registre-se que, no caso desse texto, o poeta não se distingue do eu lírico, pois ele se declara o autor. Essa característica que dá ao verso um toque pessimista pode ser considerada uma marca da poesia de Manoel Bandeira. Por outro lado, o eu lírico/autor busca no poema transcrito a adesão do leitor visando a compreensão do código, aqui visto no sentido mais específico de concepção do poema. É como se o poeta quisesse fazer um pacto com seu leitor, dando-lhe uma chave do que entende por poesia naquele momento.