Documentos
online.unip.br/imprimir/imprimirconteudo
Exercício 1:
O bilinguismo, num sentido escrito, é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Os estudos têm apontado para essa proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas. O Bilinguismo na educação dos Surdos consiste em:
A - A criança primeiro aprenderá a língua oral e depois a escrita para se comunicar com a sociedade. B - A criança primeiro aprenderá a língua escrita e depois a oral devido a falta de audição.
C - A criança fará um tratamento de Fonoaudióloga para ouvir e falar.
D - A criança deverá aprender a língua oral para sinalizar melhor.
E - A criança primeiro aprenderá a língua de sinais e depois a língua portuguesa na modalidade escrita, e falada caso haja possibilidade.
Comentários:
Essa disciplina não é ED ou você não fez comentários
Exercício 2:
Define-se como uma filosofia que requer a incorporação de modelos auditivos, manuais e orais para assegurar a comunicação eficaz entre as pessoas com surdez. Tem como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos, e entre surdos e ouvintes.
Esta filosofia se preocupa também com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devem ser deixados de lado só por causa da aprendizagem da língua oral.
Defende assim a utilização de qualquer recurso espaço - visual como facilitador da comunicação. Segundo Ciccone (1990), os profissionais que defendem esta filosofia concebem o surdo de forma diferente dos oralistas: ele não é visto só como alguém que tem uma patologia que precisa ser eliminada, mas sim como uma pessoa, e a surdez como uma marca que repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo dessa pessoa.
Uma diferença marcante esta filosofia e as outras abordagens educacionais constitui-se no fato de que ela