documentos
Lícia do Socorro Nogueira Cantanhede1
Eldilene de Oliveira Souza2
Eliabi Ferreira Andrade3
RESUMO
Este artigo científico destaca a resistência as mudanças nas Organizações diante da necessidade de modernizar processos e procedimentos através da tecnologia. É importante ter em mente que toda mudança deve ser uma conseqüência de estímulos vindos do mercado, pois uma empresa não tem outro objetivo senão o de atender seu mercado. Sendo assim, é um equívoco pensar que empresas existem para satisfazer apenas seus colaboradores e isso exige a disposição de mudar, aperfeiçoar procedimentos e processos produtivos. Após o estudo chegou-se a conclusão de que O melhor mesmo é que a empresa tenha uma cultura de mudanças e pessoas em sua gestão que tenham visão empreendedora para enxergar o que vem à frente, antecipando-se às mudanças. É por isso que cada vez mais áreas como marketing e tecnologia da informação trabalham em conjunto com recursos humanos para preparar a empresa para o mercado.
Palavras-chave: Mudança. Recursos Humanos. Resistência. Tecnologia.
1 – INTRODUÇÃO:
Em decorrência das transformações que a atividade econômica sofreu ao longo do tempo, é evidente que hoje no âmbito das Organizações, faz-se necessário, por parte dos gestores, uma atenção especial a seus colaboradores, no sentido de motivá-los e mantê-los em clima de harmonia, para uma melhor obtenção de resultados e propensos a se adaptar as mudanças Organizacionais.
Essa harmonia que as empresas almejam resulta da condução de suas equipes a atingirem metas pretendidas. Porém, é preciso admitir que nem sempre é possível lidar com recursos humanos dispostos a mudanças, apresentando resistências a possibilidade de transformação, especialmente quando se trata de introduzir e lidar com os recursos tecnológicos.
Isso ocorre porque as equipes são formadas por indivíduos, onde cada um