Documentos Financeiros
Existem vários documentos a serem observados pelas contas a pagar, mas e imprescindível destacardois tipos os Hábeis e não Hábeis.
Documentos Hábeis
São os documentos previstos na legislação comercial-fiscal e servem de suporte (comprobatórios) para a contabilidade. Ex: Notas fiscais,Cupom fiscal, recibos, notas promissórias e etc.
Exemplos de documentos Hábeis:
Nota Fiscal e Cupom Fiscal
Cupom fiscal e Nota fiscal são documentos obrigatórios que as lojas e empresas, que fornecem produtos aos consumidores, são obrigados a emitir no ato de uma compra. É importante saber a diferença entre os dois tipos de serviços, para fins de recolhimento fiscal os dois têm a mesma funcionalidade, agora em termos de garantia do produto não. Em alguns lugares só é aceito a nota fiscal, por vir com os dados completos do consumidor. No caso do cupom, essas informações não vêm expostas. Além do poder de troca a nota serve para combater a sonegação, recolhimento de impostos, além de facilitar o controle das contas.
É importante esclarecer que a correta emissão desses documentos assegura: – Que o ICMS, imposto embutido no preço da mercadoria e pago pelo adquirente, seja recolhido aos cofres públicos; – A certeza, para o adquirente do bem (cidadão, empresa, ou poder público), de que a sua compra está corretamente formalizada em um documento que lhe assegura todos os direitos.
No caso dos supermercados que é a nossa área de estudo utiliza-se do cupom fiscal como comprovante de compra.
O Cupom Fiscal é emitido nas vendas de bens e produtos a consumidor final, em que a mercadoria for retirada pelo próprio comprador, e devera seguir as devidas normas: -Será emitido por Emissor de Cupom Fiscal – ECF, devidamente autorizado pela GERE, com selo próprio afixado no equipamento, nas vendas à vista a consumidor final, nos casos em que a mercadoria seja retirada pelo próprio comprador;
-Deverá conter obrigatoriamente, na parte