Documento1
A inclusão escolar está diretamente relacionada com ações políticas, pedagógicas, cultural e social, esse movimento junto torna possível a interação de crianças com necessidades especiais junto com as crianças sem necessidades especiais convivendo no mesmo ambiente escolar, aprendendo e respeitando as diferenças.
A educação inclusiva tem como um de seus princípios a valorização da diversidade, respeito aquele que é diferente e não inferior.
A inclusão é um movimento mundial de luta das pessoas com deficiências e seus familiares na busca dos seus direitos e lugar na sociedade.
Mas o que é de fato a inclusão? O que leva as pessoas a terem entendimentos e significados tão diferentes? Cabe aqui tecer algumas reflexões, pois dessa forma estaremos contribuindo para uma prática menos segregacionista e menos preconceituosa. O adjetivo “ inclusivo" é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência.
Paradigmas Educacionais no Contexto da Educação Especial Brasileira
A Educação Especial se constituiu originalmente como campo de saber e área de atuação a partir de um modelo médico ou clínico.
Nas instituições especializadas o trabalho era organizado com base em um conjunto de terapias individuais (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, etc.) e pouca ênfase era dada à atividade acadêmica. A educação escolar não era considerada como necessária, ou mesmo possível, principalmente para aqueles com