Aparelhos Reprodutivos E Suas Doen as
Conhecidas pela sigla DST, ou doenças venéreas, são moléstias infecciosas, transmitidas essencialmente pelas relações sexuais. Os principais agentes causadores são vírus, bactérias e fungos. O maior número de vítimas encontra-se entre jovens com menos de 25 anos, tanto em países em desenvolvimento como industrializados. De modo geral, o uso de preservativo impede o contágio. Se as doenças não forem tratadas corretamente, podem levar à infertilidade, à gravidez ectópica (fora do local normal), a doenças neonatais, ao câncer anogenital e à morte. Algumas das principais são as seguintes:
Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é a DST que mais mata depois da Aids. Se não for tratada de forma correta, a infecção inicial das vias urinárias e genitais pode degenerar numa infecção generalizada e em complicações como problemas cardiovasculares e nervosos. Nas mulheres, pode levar ao aborto ou ao parto prematuro.
Gonorréia - O contágio com a bactéria Neisseria gonorrheae provoca inflamação da uretra, que pode alastrar-se para outros tecidos urinários e genitais, o reto e as articulações, tanto no homem quanto na mulher. Não tratada, pode levar a complicações como infecção generalizada, artrite, meningite e problemas cardíacos.
Tricomona - O protozoário do gênero Trichomonas Donne pode alojar-se nos aparelhos digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra, nos homens. A doença não traz maiores complicações, mas facilita o alastramento da infecção por HIV.
Clamídia - O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode levar à formação de abscessos, à infertilidade e a dores pélvicas, entre outras complicações. Nos homens, à infecção crônica, que pode resultar em infertilidade.
AIDS
A sigla Aids, do inglês acquired immunodeficiency syndrome, significa síndrome da imunodeficiência adquirida. Trata-se de uma doença