Documento1
Apresentaremos neste texto a seguir, as diferenças entre:
Comunidade
Comunidades de prática
Comunidades de aprendizagem
Tipos de comunidades virtuais.
A comunicação sempre foi algo presente na vida do ser humano e são feitas de diversas formas e diversos interesses.
A partir desses interesses, as pessoas se reúnem e se divide em diferentes tipos de comunidades (podendo se sobre região, idade, religião, preferências e etc.).
Com a criação da Internet, foi possível expandir rapidamente a interação entre as pessoas em qualquer lugar do mundo e com isso, as pessoas passaram a se comunicar e compartilhar diversas informações. A comunidade tem muitas finalidades como exemplo, podemos citar as redes sociais, que aproxima pessoas interessadas em conhecer pessoas novas e compartilhar sua vida social e os blogs, uma espécie de diário que oferece novidades relacionadas a um determinado assunto e tem os fóruns, que foram criados para auxiliar e ensinar as pessoas sobre algum assunto, como: política, religião, matérias escolares, grupos de discussão, listas de discussão, trocas instantâneas de mensagens, entre outros.
As Comunidades Virtuais de Aprendizagem, seu objetivo é a interação entre as pessoas, com a finalidade de adquirir novos conhecimentos, podendo permitir comunicação on-line, criando um ambiente que transmite informação e propicia o ensino aprendizagem do aluno, mas não é 100% confiável por ser aberta a qualquer usuário que queira postar informação verídica ou não nele. Ex: as WIKIS (que podem conter diversos tipos de informações postadas por diferentes pessoas) e os BLOGS (em seus comentários).
As Comunidades de Prática possuem um ambiente confiável, onde todos os integrantes desse grupo virtual têm a oportunidade de entrar em contato direto com outro integrante, trocando informações ou tirando dúvidas sobre o objetivo principal estabelecido para a comunidade, isto é, objetivos dos mesmos interesses, como por exemplo: projetos,