Documento
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ETEC “Júlio de Mesquita”
Curso Técnico em Cozinha- 1° O
Alunos: Márcia Pereira (24)/ Marly Pscitely (26)/ Naiara Brandão (28)/
Sandra Oliveira (33)/ Siucléia (42).
Profªs: Dulce e Terezinha.
Disciplina: Técnico de Cozinha.
Pesquisa Sobre os Condimentos.
Condimento escolhido: Pimenta Calabresa
Pimenta Calabresa
A Pimenta Calabresa não é um tipo de pimenta, ela é obtida a partir da desidratação e flocagem da pimenta vermelha. Na culinária, a “pimenta calabresa” ou "peperoncino" como é conhecida na Itália, ou “jindungo”, “maguita-tuá-tuá”, “ndongo”, “nedungo” e “piri-piri” como é chamada em Portugal e em Moçambique é usada para tornar mais picantes diversos pratos e seu uso é ilimitado. Também conhecida por Pimenta-caiena, Pimenta-de-Caiena, pimenta-vermelha ou ainda pimenta malagueta é uma variedade de Capsicum annuum. Deve o seu nome à cidade de Caiena na Guiana francesa de onde se origina.
A pimenta calabresa é muito globalizada, pode ser utilizada em qualquer parte do mundo: Na Europa, principalmente na Itália; na América, principalmente no México; na Ásia – China e Tailândia e na África é comum na Jamaica.
O Brasil, até o final de 1990 era o maior produtor de pimentas do mundo. Atualmente esse posto pertence ao México e Índia.
Benefícios da pimenta calabresa:
Apesar de popularmente ser dito que a pimenta pode provocar muitos males a saúde, tais como pressão alta, gastrite, úlceras e hemorróidas (dilatação de varizes na região do ânus, causada por sedentarismo, ingestão de gorduras e problemas cardiovasculares), estudos realizados recentemente mostram que ela também pode trazer muitos benefícios.
A Capsaicina, principal substância da pimenta calabresa atua como cicatrizante de feridas, antioxidante, rica em flavonóides, favorece a redução de coágulos no sangue (uma aspirina natural), pois é vasodilatadora, previne a arteriosclerose, controla o